O que é tratado na COP27?

Por Daniela Valenga

A 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP27) acontece entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022 em Sharm el-Sheikh, Egito.

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) organizou a ECO-92 no Rio de Janeiro. O evento marcou a adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

As nações concordaram em “estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera para evitar interferências perigosas da atividade humana no sistema climático”.

Desde 1994, quando o tratado entrou em vigor, todos os anos a ONU reúne países para cúpulas climáticas globais, as “COPs”, que significa “Conferência das Partes”.

De acordo com a organização, a COP27 é sobre sair das negociações e planejar a implementação de todas as promessas feitas.

Entre os grandes objetivos da COP está a mitigação das emissões de gases do efeito estufa, que geram as mudanças climáticas. Os países devem apresentar metas de emissões mais ambiciosas para 2030.

Os efeitos da Guerra na Ucrânia serão tratados. A Rússia diminuiu o fornecimento de gás para a Europa, o que levou os países a usarem fontes de carvão, um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Os países também irão tratar sobre como se adaptar às consequências climáticas, que variam de acordo com a localização. 

Apesar de serem os países desenvolvidos que mais lançam gases de efeito estufa, os países em desenvolvimento são os mais afetados, por isso, cobram que deveriam receber uma compensação.

Uma das questões é o cumprimento da promessa de US$100 bilhões todos os anos de financiamento de adaptação, de nações desenvolvidas, para países de baixa renda.

Outro dos temas centrais é o que acontecerá se a temperatura da terra subir 2ºC. A própria ONU já afirmou que os planos atuais não são suficientes para evitar o aquecimento até 2030.