Estátua imortaliza Marielle Francono centro doRio de Janeiro
Por Daniela Valenga
No dia em que Marielle Franco completaria 43 anos, em 27 de julho de 2022, foi inaugurada no centro do Rio de Janeiro uma estátua em memória da vereadora assassinada em 2018.
A estátua fica no Buraco do Lume, lugar onde Marielle costumava conversar com eleitores sobre o mandato.
Marielle é símbolo da resistência e luta pelos Direitos Humanos no Brasil. Mulher negra, bissexual e da favela, ela foi eleita vereadora do Rio de Janeiro em 2016 pelo Psol.
Era conhecida pelas formulações de projetos de leis e pautas em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ e das mulheres pretas e faveladas.
Ela foi assassinada em 14 de março de 2018 em um atentado ao carro onde estava. Treze tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes.
São mais de cinco anos sem uma resposta:
Quem mandou matar Marielle e Anderson?
A concepção da estátua foi pensada pelo artista Edgar Duvivier, a família de Marielle e também a partir de uma consulta pública nas redes sociais do Instituto Marielle Franco.
A estátua de tamanho real (1,75m) foi construída através de financiamento coletivo do Instituto Marielle Franco que contou com o apoio de 640 pessoas.
“Que as sementes da sua memória sejam espalhadas e que as próximas gerações saibam quem foi Marielle, o que e quem ela defendia!”– Instituto Marielle Franco.