BBB 22 e debates raciais

Por Kelly Ribeiro

Fotos: reprodução TV Globo, Instagram e Unsplash 

Assim como edições anteriores, o BBB 22 tem levantado uma série de questões sociais e raciais. Temas como dororidade; solidão da mulher negra e o estereótipo da agressividade de pessoas pretas. 

Em uma edição do chamado “Jogo da Discórdia” a designer de unhas foi alvo da maioria dos comentários negativos por parte dos outros “brothers”. 

Ela chegou a ser agredida pela cantora Maria durante a dinâmica que consistia em jogar um balde de água suja na cabeça do outro participante. 

A agressão acarretou na expulsão de Maria. Após o ocorrido, a cantora reconheceu que errou e pediu desculpas. 

Mas você conhece esses termos e conceitos?

Conexão entre mulheres negras a partir de experiências de dor vivenciadas pelo atravessamento de opressões.

Do·ro·ri·da·de 

O episódio trouxe à tona o conceito de:  

Apresentado pela professora, escritora e autora do livro Dororidade, Vilma Piedade, o conceito tem se amplificado como uma resposta à necessidade dos debates feministas serem interseccionalizados.

Outro momento envolvendo Natália Deodato levou o termo solidão da mulher negra para debate nas redes sociais, após a participante sofrer uma decepção amorosa  e se sentir trocada. 

Diversas mulheres negras, entre elas as ex-BBB’s Thelminha e Gleici Damasceno, compartilharam experiências de quando também se sentiram preteridas em relacionamentos amorosos. 

Com relação à agressividade, espectadores apontaram comentários sobre o ator Douglas Silva que reforçam o estereótipo do homem negro raivoso. 

BBB é o principal reality show brasileiro, com: 

+ de 32,5 milhões

15 marcas patrocinadoras 

R$ 90 milhões

de espectadores

ao menos

cotas que passam dos

Somente em um mês dessa edição, foram:

60 milhões de tweets

87 mil termos 

22 mil termos 

relacionados ao reality

nos Trending Topics Brasil

nos Trending Topics mundiais

O BBB é o principal reality show brasileiro, com mais de 32,5 milhões de espectadores. O que acontece lá dentro pauta assuntos aqui fora ao mesmo tempo em que evidencia velhos problemas estruturais.