7 livros infantis para conversar sobre igualdade e empoderamento

Por Daniela Valenga

Fotos: Unsplash e reprodução

Autora: Kiusam de Oliveira Ano: 2017 Faixa-etária: 04 anos Editora: Peirópolis País: Brasil

O mundo no black power de Tayó

Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Cheia de autoestima, ela enfrenta as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é "ruim".

Autora: Janaina Leslão Ano: 2016 Faixa-etária: 12 anos Editora: Metanoia País: Brasil

A Princesa e a costureira

Quando a princesa Cíntia anunciou para os pais que estava apaixonada por Ishtar e que não se casaria com o príncipe que estava destinada, o rei mandou que a prendessem na torre do castelo.

Autora: Zoë Tucker Ano: 2020 Faixa-etária: 4 anos Editora: Carochinha País: Inglaterra

Greta e os gigantes

Greta mora numa linda floresta ameaçada pelos Gigantes, que cortam árvores para fazer casas cada vez maiores. A história é inspirada na indicada ao Prêmio Nobel, Greta Thunberg.

Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo  Ano: 2017 Faixa-etária: 08 anos Editora: V&R País: Estados Unidos

Histórias de ninar para garotas rebeldes

O livro ilustrado por 60 artistas mulheres do mundo inteiro conta histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, com textos que remetem ao estilo de conto de fadas.

Autora: Elisabete da Cruz Ano: 2018 Faixa-etária: 05 anos Editora: Suinara País: Brasil

Cor de Pele

As crianças estavam empolgadas naquela manhã. De repente, Zaila pediu emprestado o lápis cor de pele. Mas que cor de pele será que ela queria? O livro tem potência pedagógica acolhedora.

Autora: Adriana Carranca Ano: 2015 Faixa-etária: 10 anos Editora: Companhia das Letrinha País: Brasil

Malala, a menina que queria ir para a escola

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. A jornalista Adriana Carranca apresenta às crianças a história real dessa menina jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz.

Caça-palavras, desenhos para colorir e palavras cruzadas que tratam sobre a trajetória e o protagonismo de 14 cientistas negras brasileiras de diferentes campos de conhecimento.