11 casos que ligam Bolsonaro à ideologia nazista
Por Daniela Valenga
Em 1995, Jair Bolsonaro defendeu estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre que haviam escolhido Adolf Hitler, líder nazista, como o personagem histórico mais admirado.
Fonte:
Congresso em Foco
.
Jair Bolsonaro enviou uma carta a neonazistas brasileiros, em 2004, em que dizia “vocês são a razão da existência do meu mandato” como deputado federal.
Fonte:
Pesquisa de Adriana Dias | The Intercept
.
Em 2011, nazistas paulistas convocaram uma manifestação em defesa das declarações racistas e homofóbicas do então deputado Jair Bolsonaro.
Fonte:
Jornal da Gazeta
.
Jair Bolsonaro enviou uma carta a um neonazista preso em Minas Gerais, em 2013.
Fonte: j
ornal O Tempo
.
Em 2015, Carlos Bolsonaro convidou o professor Marco Antônio Santos para discursar na Câmara do Rio de Janeiro. Santos vestiu-se com roupas características em alusão a Hitler. Jair Bolsonaro tirou uma foto com ele.
Fonte:
Jornalistas Livres
.
O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República e amigo de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, fez um gesto nazista durante uma sessão do Senado.
Fonte:
Estado de Minas
.
O ex-secretário de Cultura de Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, reproduziu trechos do discurso do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. Além da imitação do cenário.
Fonte:
El País
.
Em 2021, um apoiador de Bolsonaro citou Hitler como exemplo para educação infantil. Ele não reprimiu o apoiador e respondeu que gostaria de “uma educação moral e cívica”.
Fonte:
Congresso em Foco
.
Em 2021, Jair Bolsonaro recebeu e elogiou Beatrix von Storch, neta de um ministro de Hitler e vice-presidente do partido neonazista Alternativa para a Alemanha (AfD).
Fonte:
BBC
.
“Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”, o slogan é semelhante ao lema nazista "Deutschland über alles", que quer dizer "Alemanha acima de tudo".
Fonte:
Revista Fórum
.
“Deus, Pátria, Família”, o slogan usado pela campanha, era usado como slogan do movimento fascista Ação Integralista Brasileira (AIB), que apoiava Hitler e Mussolini, ditador italiano.
Fonte:
UOL
.
Clique aqui e leia sobre como nazistas atuaram e atuam no Brasil.
Leia mais