TRANSFEMINISMO

Subverter o CIStema

LETÍCIA  NASCIMENTO

"As travestis e as transexuais, elas não reforçam as feminilidades apenas, elas subvertem, assim, como as mulheres cis. As pessoas trans buscam a construção de outros gêneros possíveis".

"E NÃO POSSO SER EU UMA MULHER?"

O discurso célebre de Sojourner Truth (1951) ecoa até os dias de hoje.  Para Letícia (2021) o referencial teórico resultou na potente pergunta:

"Se nós, mulheres transexuais e travestis somos ou não mulheres, é martelar constante, dúvida  produzida pelo não enquadramento de nossas experiências dentro do CIStema colonial moderno de gênero".

"Escrevo me reconhecendo como transfeminista, reivindicando espaço no feminismo, fazendo clivagens teóricas e políticas no arcabouço feminista para pensar nossos corpos em aliança".

O QUE É O TRANSFEMINISMO?

"Transfeminismo é o feminismo pensado a partir das experiências de pessoas trans e travestis, de pessoas que rompem com a ordem imposta em relação ao gênero hegemônico".

"Neste livro, apresento o transfeminismo como parte do feminismo, como uma possibilidade de repensar as relações entre sexo – gênero – desejo e pluralizar as sujeitas do feminismo...

...de modo a superar universalidades e essencialismos limitantes à liberdade de performance de gêneros".

"Revisitando as origens do conceito de gênero, é possível perceber que, embora traga as marcas de cada cultura, restringiu-se, por um tempo, à experiência da mulher... 

...cis, heterossexual, branca, de classe média, magra, sem deficiências – que ocupa uma posição superior e de prestígio social, sendo o ideal a ser alcançado por todas as mulheres".

"Em boa parte dos feminismos, gênero é um conceito marcado pelas dimensões culturais e históricas, evidenciando os diversos modos de viver as mulheridades e feminilidades".

"Utilizo o termo “mulheridades”, e não “mulher”, no singular, para demarcar os diferentes modos pelo quais podemos produzir estas experiências sociais, pessoais e coletivas".

MULHERIDADES 

"(...) o termo “feminilidades” é uma categoria usada de forma a entender os modos pelos quais as sujeitas dentro do feminismo dialogam com o que o imaginário social determina como feminino”. 

FEMINILIDADES

"É preciso entender que a diversidade não precisa dividir nem criar hierarquias. Na verdade, esse modo de pensar constitui uma astuta estratégia usada desde a colonização."

"Gênero é um dispositivo de classificação e hierarquização social e não pode ser apartado das dimensões coloniais, raciais, capitalistas e cis-heteronormativas."

COLONIALIDADE DE GÊNERO

AUTODETERMINAÇÃO

"O conceito de autodeterminação nos coloca como protagonista de nossas experiências subjetivas."

"Autodeterminação ou autoidentificação desloca as narrativas produzidas sobre pessoas trans para validar e valorizar as narrativas produzidas por nós".

NÓS POR NÓS MESMAS!

"Quando os corpos trans assumem processos de produções discursivas sobre suas subjetividades passam a rechaçar o pensamento colonizador e os processos de patologização".

Trechos extraídos: Transfeminismo (2021), de Letícia Carolina Nascimento  e da entrevista realizada pelo Portal Catarinas 

Roteiro e Arte: Nicole Ballesteros 

Fotos: Acervo da autora