Termos relacionados a luta do movimento de pessoas com deficiência

Por Kelly Ribeiro Diagramação: Daniela Valenga Fotos: reprodução

O preconceito e a discriminação direcionado a pessoas com qualquer tipo de deficiência. Ele está fundamentado numa ideia de hierarquia entre corpos baseada em suas capacidades. 

Capacitismo

Capacitismo

Essa hierarquização está relacionada ao corpo ideal que, por sua vez, é uma ilusão que colabora para que o capitalismo dite quem é mais capaz de produzir.

Conceito que estabelece padrões de corpos socialmente aceitos, oprimindo e excluindo corpos que não correspondem a este ideal. Está intimamente ligado ao capacitismo.

Corponormatividade

Corponormatividade

Nesse esquema corponormativo estão presentes comportamentos preconceituosos como a gordofobia, que se manifesta na forma de piadas, zombarias e outras discriminações contra pessoas gordas.

A possibilidade de uma pessoa ser considerada parte de um grupo ou categoria identitária diferente da sua, como deficiência, raça, gênero ou orientação sexual. 

Passabilidade

Passabilidade

Uma pessoa com deficiência pode não ser lida como tal por não possuir um marcador facilmente identificável, como a ausência de algum membro. O termo aparece em alguns debates sobre invisibilização.

significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades, com o uso de tecnologias, adaptações, produtos, serviços e informações.

Acessibilidade

Acessibilidade

Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados. É uma condição fundamental a todo e qualquer processo de inclusão social, com amplas dimensões.

Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa com deficiência. As barreiras são de natureza e complexidade diversas.

Barreiras

Barreiras

Entre elas, barreiras arquitetônicas, como rampas de acesso muito íngremes e poucos banheiros acessíveis. Além de barreiras nos transportes, nas comunicações, na tecnologia, entre outros grupos.

Sigla usada para designar pessoa com deficiência. A expressão passou a ser a utilizada a partir da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada em 2007.  

PcD

PcD

Foi ratificada pelo Brasil em 2009, com caráter de Emenda Constitucional. O entendimento sobre a deficiência passou a ser mais social do que médico.

Guia Feminista Helen Keller, Diversifica UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Secretaria de Acessibilidade UFC (Universidade Federal do Ceará).

Fontes de pesquisa: