Olivia Rodrigo transforma pop rock em luta pelo direito ao aborto

Por Daniela Valenga

A cantora Olivia Rodrigo realiza shows pela primeira vez no Brasil. Estrela da Geração Z, Olivia é conhecida pela atuação em defesa dos direitos das mulheres, especialmente, da justiça reprodutiva. 

Em 2022, Olivia foi uma das artistas que se manifestou publicamente contra a queda da decisão Roe vs. Wade, que garantia o direito ao aborto em todo território dos Estados Unidos.

“Estou devastada e aterrorizada. Tantas mulheres e meninas vão morrer por causa disso”, declarou no meio de um show.

Ela estava no Festival de Glastonbury (Inglaterra) e dedicou a música "Fuck You", de Lily Allen, aos juízes responsáveis pela decisão.

Em paralelo com a turnê GUTS, lançou também o Fund 4 Good, iniciativa global em defesa dos direitos das “mulheres, meninas e pessoas que buscam liberdade na saúde reprodutiva”.

Por meio da organização, ela doou mais de 2 milhões de dólares das vendas de ingressos da turnê mundial Guts para 10 organizações sem fins lucrativos.

Essas organizações promovem a educação de meninas, defendem os direitos reprodutivos e trabalham para prevenir a violência de gênero.

Em shows da turnê nos Estados Unidos, houve a distribuição de pílula do dia seguinte, preservativos e folhetos com informações sobre educação sexual e aborto, por organizações parceiras do Fund 4 Good.

No entanto, após as repercussões e pela idade indicativa do show, as distribuições das pílulas e preservativos precisaram ser interrompidas. A ação seguiu com a distribuição de broches e informações sobre os temas.

Quando a turnê passou pelas Filipinas, país de origem da família paterna de Olivia, ela doou todos os lucros para Jhpiego, organização que apoia planejamento familiar e equidade de gênero.

"Nossos corpos nunca deveriam estar nas mãos de políticos. Espero que possamos usar nossas vozes para proteger nosso direito de ter um aborto seguro.” - Olivia Rodrigo, em 2022.

A cantora realiza show solo em Curitiba (PR) no dia 26 de março e participa do festival Lollapalooza, em São Paulo (SP), no dia 28.

acompanhe mais conteúdos como este no portal.

Imagens: reprodução