Obras afrocentradas para ler, ver e ouvir

Por Kelly Ribeiro

Uma História feita por Mãos Negras - Livro com 24 textos de Beatriz Nascimento,  escritos entre 1974 e 1994. A coletânea apresenta o pensamento da historiadora e poeta sobre raça e gênero.

Um defeito de cor - Considerado um clássico da literatura afrofeminista, o livro de Ana Maria Gonçalves narra a luta por liberdade de uma africana trazida à força para o Brasil.

Projeto Querino - podcast apresentado pelo jornalista Tiago Rogero fala de como a escravidão formou o Brasil. Por meio de uma narrativa afrocentrada, Rogero revisa a história da independência do país. 

Doutor Gama - Dirigido por Jeferson De, o filme conta a história do advogado e abolicionista Luiz Gama, intelectual negro do século XIX que usou as leis para libertar mais de 500 escravizados.

Por um feminismo afro-latino-americano - Com textos de Lélia Gonzalez reunidos por Flavia Rios e Márcia Lima, o livro traz ensaios fundamentais para conhecer o pensamento interseccional da filósofa. 

Cabeça de Nêgo - Dirigido e roteirizado por Déo Cardoso, o filme é uma produção cearense e narra a história de Saulo, jovem negro que após sofrer racismo na escola inicia um movimento estudantil.

Quarto de despejo - Obra fundamental de Carolina Maria de Jesus, considerada uma das escritoras mais importantes do Brasil, onde ela relata parte de sua vida morando na favela do Canindé, em São Paulo.

História Preta - Podcast documental apresentado pelo historiador Thiago André. Traz personagens e acontecimentos que marcaram a história da população negra no Brasil e no mundo.

Kbela - Curta-metragem de Yasmin Thayná que traça de maneira poética o papel do cabelo para a identidade das mulheres negras. Desde as tentativas de embranquecimento até a conexão com a ancestralidade.

Websérie “Geledés - caminhos e legados” - Disponível em seis episódios no YouTube, a série documental resgata a memória institucional do instituto Geledés e do movimento negro brasileiro.

‘Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’ - Documentário dirigido por Juliana Vicente sobre o principal grupo de rap do Brasil, com destaque para a importância das mulheres nessa trajetória.

Leia mais sobre personalidades negras no Catarinas