O que as feministas esperam dos pais?

Que sejam presentes na criação das filhas e filhos

Em 2022, 165 mil crianças não tiveram o registro do pai na certidão de nascimento, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Que se corresponsabilizem com os cuidados no puerpério

Estamos cansadas de ouvir relatos de mães abandonadas no puerpério. Isso acontece em 20% dos casos, de acordo com um estudo do site ChannelMum.com.

Que façam a sua parte no cuidado e tarefas domésticas

Dados do IBGE indicam que mulheres dedicam 10 horas semanais a mais do que os homens ao trabalho do cuidado e tarefas domésticas.

Que participem da vida escolar

Quanto mais os pais participam da vida escolar, melhor é o desempenho dos estudantes, e isso não deve ser uma responsabilidade somente das mães.

Que conheçam realmente as filhas e filhos

É obrigação dos pais saberem o tipo sanguíneo, alergias, preferências de comida, entre outros, dos filhos, sem precisar ligar para a mãe e perguntar.

Que paguem a pensão

Gastos com moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação, lazer e transporte custam caro e também são responsabilidade do pai.

Que façam o básico sem esperar por aplausos

Não parabenizamos as mães por participarem de uma reunião na escola ou levarem a criança para brincar, então por que deveríamos fazer isso com os pais?

Que se informem sobre as desigualdades de gênero

Chega de transmitir ideias machistas que reproduzem papéis sociais desiguais entre homens e mulheres para as crianças.

Acompanhe mais conteúdos como este no Portal.