Maria d’ajuda: linha gratuita em casos de ataques digitais na América Latina

Por Daniela Valenga

Você já imaginou poder contar com uma linha de ajuda em segurança digital feita por feministas do Brasil?

Nos últimos anos, a MariaLab recebeu muitos pedidos de ajuda de ativistas latino-americanas para atendimentos emergenciais em segurança digital.

Por isso, elaboraram uma metodologia feminista de acolhimento que busca desenvolver autonomia digital através de um processo educacional que traga mais confiança no uso da internet.

Assim nasceu a Maria d'ajuda, um serviço gratuito e seguro que fornece assistência emergencial para casos de ameaça digital na América Latina.

Mas como obter auxílio da Maria d’ajuda?

Basta enviar um e-mail para sos@mariadajuda.org com uma breve contextualização sobre o pedido de ajuda para abrir um chamado. Em até 2 dias, você receberá uma resposta e começará o atendimento.

A linha de ajuda pode ser acessada por mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e organizações e é voltada para a segurança digital em diferentes eixos, como mostraremos a seguir.

1. Segurança digital em Redes Sociais: recomendações específicas para cada acolhimento em casos de perda de conta, ataques de ódio, assédio, entre outras ameaças digitais que trazem insegurança.

2. Segurança digital organizacional: recomendações de estratégias de mitigação de danos em casos de ataques às infraestruturas digitais das organizações ou de outras formas de ameaça digital.

3. Repressão, perseguição, censura: quando o contexto do território pode mudar a forma como você tem acesso à internet ou sofre com perseguição e censura de acordo com o que defende.

4. Outros: cada caso será avaliado para melhor acolher a demanda.

Mais informações sobre o Maria d’ ajuda podem ser acessadas no site https://mariadajuda.org/.

Acompanhe o Catarinas para acessar mais conteúdos como este.