Amizades amorosas entre mulheres fazem bem à saúde

Por Daniela Valenga

“Tenho amigas, logo existo”. A afirmação é da atriz de 85 anos, Jane Fonda, ao falar sobre a importância que as amizades de outras mulheres têm durante toda a vida.

“Eu existo porque tenho amigas. Elas me fazem mais forte, mais inteligente, mais corajosa, me dão um toque quando preciso.” - Jane Fonda.

A advogada e ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, também falou sobre isso em sua biografia. Ela descreve as amizades de mulheres como essenciais na jornada que viveu.

“Um hábito que me deu forças ao longo da vida: manter um grupo animado de amigas íntimas — um porto seguro de sabedoria feminina.” -Michelle Obama.

Ao falar sobre amizades, a teórica feminista bell hooks afirma que essas relações são as primeiras nas quais a maioria das pessoas vivenciam o amor e uma comunidade carinhosa.

“Amizades amorosas nos dão espaço para experimentarmos a alegria da comunidade num relacionamento em que aprendemos a processar todos os nossos problemas, a lidar com diferenças e conflitos enquanto nos mantemos vinculadas.” - bell hooks.

A importância da amizade entre mulheres não é só reforçada por pensadoras, mas também há estudos que destacam os efeitos sobre o bem-estar resultantes dessas relações.

Um estudo do Instituto Transcultural de Saúde Mental de Washington e da Universidade de Long Island indica que ter amigas pode melhorar a saúde psicológica e a sensação de bem-estar das mulheres.

Já uma pesquisa da empresa Champneys afirma que as mulheres são mais felizes com suas amigas do que com seus maridos ou companheiros.

Entre os motivos apontados pelas mulheres que responderam a pesquisa, está ter mais abertura para o diálogo, poder “ser quem é”, ou, simplesmente, se divertir mais com as amigas.

O impacto da amizade na vida das mulheres também é mostrado em pesquisas. Um estudo da Universidade de British Columbia coloca que a falta de amizades tem o mesmo efeito de fumar na saúde feminina.

Outro estudo, da Associação Americana de Psicologia, identificou que mulheres com redes de apoio durante o tratamento de câncer de mama tinham uma resposta maior ao tratamento.

Ou seja, amizades entre mulheres são importantes para a saúde mental e física.

Acompanhe mais conteúdos como este no portal.