A carreira da medalhista olímpica e ministra do esporte, Ana Moser

Por Kelly Ribeiro

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser assumiu o Ministério do Esporte do governo Lula com o compromisso de tornar o esporte acessível a toda a população.

"Fazer uma revolução no esporte, fazer uma revolução do esporte na educação, uma revolução do esporte na saúde, na assistência social, nos municípios", disse na cerimônia de posse. 

A ministra é a primeira mulher a assumir a pasta e a segunda ex-atleta. Na cerimônia, ela ainda fez questão de agradecer à esposa, a jornalista Adriana Saldanha, com quem é casada há 22 anos.  

Natural de Blumenau, Santa Catarina, Moser é uma das principais jogadoras de vôlei de sua geração. Fez parte da equipe que trouxe a primeira medalha olímpica do vôlei feminino ao Brasil, em 1996.

Moser foi considerada a melhor atacante em 1990, no Mundial de Pequim. Em 1992, o seu saque foi eleito o melhor das Olimpíadas em Barcelona.

Em 15 anos como profissional, foi titular absoluta da seleção durante 13 anos seguidos.

Ao todo, disputou três edições dos Jogos Olímpicos pela seleção feminina. Em 88, 92 e 96. 

Fora das quadras, se tornou ativista social e participou, nos últimos anos, de ações voltadas ao esporte e à educação.

Moser também está entre os fundadores e fundadoras do Todos pela Educação e da Rede de Esporte pela Mudança Social. 

"O presidente Lula me convidou para ser ministra do Esporte, o que muito me honra. Mas, muito mais que honra, esta é uma missão que recebo em nome de uma causa: garantir o direito de todos ao esporte".

Conheça mais sobre outras ministras do governo Lula no Catarinas.