9 artistas que já defenderam o direito ao aborto

Por Daniela Valenga

Participaram de vídeo que denuncia a suspensão, pelo Conselho Regional de Medicina, de médicas que atuavam no serviço de aborto legal em São Paulo, simplesmente por realizarem seu trabalho.

Ana Hikari e Veronica Debom

“Os movimentos feministas têm denunciado os ataques ao aborto legal, sobretudo em casos de estupro. Eu me junto a elas”, diz trecho do vídeo da Campanha Nem Presa Nem Morta.

Parte do lucro da turnê Guts irá para o Found 4 Good, projeto que apoia a justiça reprodutiva e equidade de gênero. Informações sobre direitos reprodutivos estão disponíveis na turnê.

Olivia Rodrigo

Em 2023, quando a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou o direito ao aborto em território nacional, a cantora criticou, durante show, nominalmente cada juiz que votou pela queda do Roe vs. Wade.

Já se manifestou a favor do aborto legal e da autonomia das mulheres em diferentes entrevistas e postagens em redes sociais.

Alice Wegmann

“O fato de podermos escolher o que queremos fazer com o nosso corpo, principalmente em situações mais extremas, como o aborto, deve ser uma decisão exclusivamente da mulher.”

- Alice Wegmann.

Cantora argentina levou o lenço verde, símbolo da luta pelo aborto legal, para os palcos e até mesmo para o tapete vermelho do Grammy Latino em 2018.

Lali

Outro momento em que usou lenço verde foi, durante a abertura do Martin Fierro, principal prêmio da televisão argentina, também em 2018, se somando à luta que levou à descriminalização do aborto no país.

Em 2015, participou da campanha "Meu corpo, minhas regras", uma resposta às agressões contra o filme "O olmo e a gaivota", que tratava sobre aborto.

Bruna Linzmeyer

“Ninguém aqui defende o aborto como método anticoncepcional. Defendemos que nenhuma mulher esteja abandonada à sua própria sorte”, dizia trecho da campanha.

Um ano após a queda da Roe vs. Wade nos Estados Unidos, a cantora lançou a música “SWINE”, em que reivindica o direito de escolha e autonomia sobre o próprio corpo.

Demi Lovato

“O governo conhece meu corpo Não, está tudo bem, é melhor assim Sou só uma cópia de carbono Mesmo que eu esteja morrendo, eles ainda vão tentar me impedir Será que estamos nos ouvindo?”

(SWINE)

Em entrevista ao Universa, disse que a experiência de ser mãe a fez refletir sobre a questão do aborto e o direito da mulher ao seu próprio corpo.

Sophie Charlotte

“Foi quando compreendi - sem um viés moralista e religioso - como precisamos lutar pelo direito ao aborto e às decisões sobre nosso corpo.”

- Sophie Charlotte.

Já participou de campanhas e doou parte do lucro de trabalhos para a Planned Parenthood, organização de justiça reprodutiva dos Estados Unidos.

Miley Cyrus

Em 2022, foi uma das 150 artistas que assinaram uma página do The New York Times na campanha #BansOffOurBodies [proibições fora do nosso corpo], contra a queda do Roe vs. Wade.

Acompanhe mais conteúdos como este no portal