Realizado pelo Consórcio Latino-americano contra o Aborto Inseguro (Clacai) e dirigido pelo jornalista peruano Jerónimo Centurión Aguirre, o documentário “Gênero sob ataque” aborda a ofensiva e perseguição aos estudos, políticas públicas e ativismos de gênero na América Latina. No link abaixo, o filme poderá ser assistido na íntegra. Para quem quiser realizar sessões públicas, basta baixar o arquivo do filme em alta resolução aqui, e acessar o kit de divulgação neste link.

O contexto político de Costa Rica, Peru, Colômbia e Brasil são retratados por meio de entrevistas com especialistas e pessoas que vivem sob a mira dessa ofensiva. Apesar de trazer à cena apenas quatro países, o documentário analisa o ataque transnacional em curso que atinge mais fortemente a América Latina pela ausência do Estado na oferta e garantia de serviços públicos essenciais, mas não somente, está presente também em países da Europa e Estados Unidos. De acordo com as/os especialistas entrevistadas, inimigos históricos como a Igreja Católica e as igrejas evangélicas uniram-se em uma estratégia compartilhada nesses países.

Da campanha latino-americana Con mis hijos no te metas ao Escola sem Partido, no Brasil, as forças conservadoras acionam o pânico moral através de um modus operandi comum de desinformação e falácias para conter políticas públicas e principalmente uma educação que promova equidade de gênero e respeito às diversas formas de ser e amar.

A estreia de “Gênero sob ataque” integrou a agenda do 8M em Florianópolis. Foi promovida pelo Portal Catarinas em uma parceria com o Clacai, realizador do documentário.

Leia a matéria sobre o lançamento: O gênero no centro das questões políticas

Assista:

O jornalismo independente e de causa precisa do seu apoio!


Fazer uma matéria como essa exige muito tempo e dinheiro, por isso precisamos da sua contribuição para continuar oferecendo serviço de informação de acesso aberto e gratuito. Apoie o Catarinas hoje a realizar o que fazemos todos os dias!

Contribua com qualquer valor no pix [email protected]

ou

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL!

Últimas