Aborto seguro e crítica feminista no programa “Nunca en Domingo” 65
O aborto seguro, em debate neste 28 de setembro, Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e no Caribe, é a pauta que abre o programa feminista de rádio “Nunca en Domingo” desta semana. Produzido pelo Coletivo Feminista Cotidiano Mujer, o programa faz um chamamento para a campanha mundial #UnGritoGlobal por el #AbortoLegal. A data foi sugerida por um grupo de ativistas brasileiras durante o 5º Encontro Feminista Latinoamericano (Eflac) em 1990 e coincide com a promulgação da Lei do Ventre Livre, decreto que permitiu a liberdade aos filhos e filhas nascidas/os de escravas. “A data surgiu em defesa de outra liberdade: a liberdade das mulheres para decidir sobre seus corpos”, dizem as apresentadoras.
Também nesta edição, o programa debate sobre o “Neoliberalismo progressista”, termo cunhado pela norteamericana Nancy Fraser para definir a cooptação de alguns movimentos feministas, ambientais e por diversidade sexual pelo neoliberalismo. O texto está publicado neste link
“Nunca en domingo” é apresentado pelas ativistas do coletivo Cotidiano Mujer Helena Suarez e Elena Fonseca. A trilha sonora da edição 65 é a música “Bésame Mucho” na versão da banda argentina Perotá Chingó, liderada pelas cantoras Julia Ortiz e Dolores Aguirre.
:: Leia também:: Catarinas passa a reproduzir programa de rádio uruguaio “Nunca en domingo”
Clique e ouça o programa: