avatar for Mulheres em CenaMulheres em Cena

O “Coletivo Mulheres em Cena” reúne doutoras, doutorandas, mestras, mestrandas, graduandas e egressas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) interessadas em investigar como nós, mulheres, criamos e promovemos a partir de uma perspectiva feminista a igualdade de gênero na arte. O Coletivo está vinculado ao Programa de Extensão Mulheres em Cena, coordenado pela professora Dra. Maria Brígida de Miranda, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Teatro e Departamento de Artes Cênicas (Ceart).

avatar for Scarlett OliveiraScarlett Oliveira

Scarlett Oliveira é natural de Araquari (SC), mulher trans, ativista social, defensora dos direitos humanos, artista drag queen e vencedora do Miss Trans 2020. Atua como coordenadora estadual da ONG AVB BRASIL em Santa Catarina. É conselheira do Instituto Federal Catarinense de Araquari e também do Patrimônio Cultural de Araquari. Integra a Comissão de Gênero e Sexualidade da OAB de Joinville; o Comitê de Políticas Públicas para a População LGBT+ da Secretaria de Assistência Social de Joinville; e é vice-presidente da UNALGBT - Joinville e região. Foi reconhecida como liderança dos movimentos Acredito e Vamos Juntas, sendo a primeira mulher trans a representar o seu estado em ambas as organizações.

avatar for SINJUSCSINJUSC

O SINJUSC - Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina atua há 34 anos na defesa e garantia de direitos de trabalhadores e trabalhadoras do judiciário de SC, sendo que no ano de 2023, elegeu sua primeira presidenta da história, Carolina Rodrigues da Costa, tendo uma diretoria e seu corpo de trabalho representado, em sua maioria, por mulheres.

avatar for AbrasabarcaAbrasabarca

ABRASABARCA se dedica à pesquisa, descoberta e (re)invenção poética. Somos um coletivo que se formou em encontros para ler poemas e falar de literatura em torno da mesa, da fogueira, do vinho, dos livros. A brincadeira de ler em conjunto o texto de outras e outros nos trouxe o desafio e o prazer da escrita autoral. Formado por Ariele Louise, Ana Araújo, Elisa Tonon, Ibriela Sevilla, Juliana Ben, Juliana Pereira e Luciana Tiscoski, realizou as publicações Abrasabarca (Medusa, 2018) e Revoluta (Caiaponte, 2019). Principais performances: Durar ou arder? (Quinta Maldita, 2018), Uma mulher o que é? (Sarau da Tainha, 2019), Como olhas? (FestiPoa Literária, 2019), Revoluta (Bienal Internacional de Curitiba/ Polo SC, 2019).

avatar for Agnes Sofia GuimarãesAgnes Sofia Guimarães

Jornalista e pesquisadora. É Mestre em Comunicação pela UNESP e atuamente está concluindo o Doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp, em pesquisa sobre Ativismo de Dados e Segurança Pública. Já publicou em sites como Agência Pública, Ponte Jornalismo, Gênero e Número, Porvir e UOL. Em 2015, foi uma das finalistas do Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog. Atua como jornalista freelancer em temas ligados a gênero, raça, tecnologia e educação, e também atua como consultora de projetos de pesquisa e orientados por dados. Gosta de praia, música e escreve poesia às vezes.

avatar for Anielle FrancoAnielle Franco

Ministra da Igualdade Racial.

avatar for Barbara BiscaroBarbara Biscaro

Barbara Biscaro é atriz/cantora e pesquisadora nas áreas do teatro e da música. É Doutora em Teatro pela UDESC e coordena, conjuntamente com outras atrizes, o projeto Vértice Brasil, voltado para a discussão e visibilidade do trabalho de mulheres criadoras no teatro.

avatar for Basuras ColetivaBasuras Coletiva

Beatriz Lago e Gabriela Giannini são fundadoras da Basuras, uma coletiva latinoamericana que produz conteúdos elaborados a partir de uma perspectiva feminista e anticapitalista de assuntos diversos como meio ambiente, política, corpas dissidentes, autonomia popular, direitos humanos, entre outros. A coletiva nasceu no Brasil, durante as eleições presidenciais de 2018, com campanhas informativas nas ruas sobre política e combate a fake news. Desde então, desenvolvemos materiais como zines, lambes, informativos, audiovisuais, oficinas e intervenções urbanas. A equipe não é fixa e varia conforme os projetos.

avatar for Bia VargasBia Vargas

Catarinense de 36 anos, começou a empreender quando foi mãe. Voluntária social desde os 13 anos, passando por grupo de jovens, associação de bairro e outros projetos. Atua na área de eventos desde 2015. Coordenou eventos com personalidades como Joaquim Barbosa, Fábio Porchat, Sr. Dinheiro e outros. Idealizadora do Workshop “Entre dois mundos”, que ajuda meninas e mulheres a passarem pela transição capilar. Em 2020 foi candidata a vice-prefeita no município de Içara. Em 2022 foi candidata a vice-governadora do estado de Santa Catarina.

avatar for Bruna G. BenevidesBruna G. Benevides

Militar antifascista, sargenta da Marinha brasileira, Travesti, feminista afrodescendente. Presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Autora da pesquisa anual sobre violência contra a população trans brasileira e pesquisadora sobre pessoas trans nas eleições e violência política de gênero. Conselheira Nacional LGBTQIA+ no CNLGBTQIA+. Coordenadora adjunta da Clínica Jurídica LGBTQIA+/UFF (Universidade Federal Fluminense) e do pré-vestibular social Preparanem Niterói desde 2016. Laureada com a Medalha Marielle Franco de Direitos Humanos, eleita uma das 100 mulheres pioneiras na liderança política pela Women of the World (WoW) e vencedora do Prêmio Faz Diferença do Jornal O Globo.

avatar for Bruna de LaraBruna de Lara

Jornalista formada pela UFRJ e editora do Intercept Brasil, onde trabalha desde 2018. Direitos das mulheres, lobby de saúde, meio ambiente e justiça estão entre seus principais temas de cobertura. Foi checadora da série de reportagens Vaza Jato e finalista do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo em 2023. No mesmo ano, recebeu uma menção honrosa do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Antes disso, recebeu duas menções honrosas no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo e coordenou a série de vídeos vencedora do Digital Media Awards Latam 2021 na categoria Melhor uso de vídeo online. É coautora do livro "Feminismo além das redes" (2016) e autora do romance "Se o sol apagar" (2023).

avatar for Carla AyresCarla Ayres

Carla Ayres é mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Sociologia Política pela UFSC. Atua há anos nos movimentos feministas e LGBTI+ e também contribuiu para uma consultoria internacional do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para construção, elaboração e monitoramento de Políticas Públicas no Brasil. Em 2020, Carla foi eleita a primeira vereadora lésbica de Florianópolis - onde cumpre mandato até 2024 - e em 2022 se tornou 1ª suplente de deputada federal da Federação Brasil da Esperança em Santa Catarina.

avatar for Cauane MaiaCauane Maia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Antropologia Social pela mesma instituição, bacharel em administração e graduanda em ciências econômicas. Integrante do Cores de Aidê.

avatar for Clara WardiClara Wardi

Assessora técnica do Cfemea (Centro Feminista de Estudos e assessoria), integrante do Cravinas (Clínica Jurídica em Direitos Sexuais e Reprodutivos) e pesquisadora do NEPeM UnB (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher), no campo da justiça reprodutiva e da violência contra as mulheres. É jornalista, mestra em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Estudos sobre violência de gênero: políticas públicas na América Latina, pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

avatar for Claudia AguiyrreClaudia Aguiyrre

Claudia Aguiyrre é cineasta, artista multimeios, educadora e pesquisadora, graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo e pós-graduada em Estudos Culturais, ambas pela UFSC. Trabalhou por 15 anos como docente em cursos de Cinema e Realização Audiovisual, Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Sua experiência mais extensa é como documentarista. Já dirigiu e roteirizou mais de 15 documentários desde 1989.

avatar for Claudia Regina NichnigClaudia Regina Nichnig

Claudia Regina Nichnig é historiadora, advogada e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Estudos de Gênero, e pós-doutora em História e Antropologia Social.

avatar for Coletivo ValenteColetivo Valente

O coletivo Valente nasceu em 2018 da vontade de um grupo de trabalhadoras do judiciário catarinense de Santa Catarina de unirem esforços não apenas em torno do debate das nossas especificidades, mas também da luta por vida digna e livre para todas as mulheres, a partir de uma perspectiva emancipacionista, antirracista e classista.

avatar for Cristiane BrasileiroCristiane Brasileiro

Doutora em Literatura pela PUC- Rio, professora adjunta na UERJ. Coordena projetos na área de formação continuada para professores da rede pública do RJ e na área de educação a distância. Mãe solteira de uma filha grande e de um filho pequeno. Diariamente cozinha, lava pratos, varre a casa e tenta mudar o mundo.

avatar for Diana Rafaela Arcângelo de LimaDiana Rafaela Arcângelo de Lima

Discente de Psicologia e ativista dos direitos das pessoas trans e travestis.

avatar for Elisabetta MazocoliElisabetta Mazocoli

Elisabetta Mazocoli é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pesquisa tensões e confluências entre imprensa feminina e feminista. Seu principal interesse é o jornalismo cultural e a crítica cinematográfica. Mantém um perfil chamado @travessia.literaria no instagram. E-mail: [email protected]

avatar for Emanuelle GoesEmanuelle Goes

Emanuelle Goes é doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade do Porto). Mestra em Enfermagem pela UFBA com concentração em Gênero, Cuidado e Administração em Saúde, na Linha de Pesquisa Mulher, Gênero e Saúde. Conselheira Nacional de Saúde pelo segmento de usuárias – Movimento Negro (2016). Idealizadora do blog População Negra e Saúde (2011) e fundadora do Odara – Instituto da Mulher Negra (2012). Conselheira editorial do Portal Catarinas.

avatar for Fabiana Cristina SeveriFabiana Cristina Severi

Professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos da FDRP-USP.

avatar for Halana FariaHalana Faria

Mãe. Feminista. Médica ginecologista e educadora em saúde. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina com Mestrado em Saúde Pública - USP. Integrante do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde.

avatar for Jana ViscardiJana Viscardi

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e autora de Escrever sem medo: um guia para todo tipo de texto, lançado em 2024.

avatar for Jhonatan ZatiJhonatan Zati

Educador popular, pesquisador de Teoria Literária com base na Teoria Feminista e crítico cultural. Graduado em Letras/Português pela Universidade Federal de Alfenas, é copidesque, revisor de textos e trabalhos acadêmicos, e aventura-se como escritor, narrador e palpiteiro internet afora, principalmente na vida offline.

avatar for Joá BitencourtJoá Bitencourt

Joá Bitencourt é estudante de Jornalismo, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e faz estágio obrigatório no Portal Catarinas. Pesquisa jornalismo popular, memória e a cidade de Itajaí, onde vive. Na sua militância, ocupa o Centro de Direitos Humanos de Itajaí e a Coletiva Epicena, atuando a partir das questões de gênero e sexualidade.

avatar for Joanna BurigoJoanna Burigo

Joanna Burigo é natural de Criciúma, SC e autora de "Patriarcado Gênero Feminismo" (Editora Zouk, 2022). Formada pela PUC-RS em Comunicação Social, obteve seu MSc em Gênero Mídia e Cultura pela London School of Economics. É professora no MBA em Diversidade da Universidade La Salle, e colunista e membra do Conselho Editorial do Portal Catarinas.

avatar for Júlia Melim BorgesJúlia Melim Borges

Advogada em defesa de mulheres e pessoas LGBTQIA+, professora e pesquisadora.

avatar for Juliana GonçalvesJuliana Gonçalves

De uma cidade de 14 mil habitantes, chamada Tupi Paulista, Juliana chegou em São Paulo para estudar Administração e Inovação Social. Nesta jornada, atuou na gestão de projetos de inovação, diversidade e gênero no setor privado, público e social. Morou em Manaus e atuou em um projeto de equidade de gênero com jovens indígenas e ribeirinhos na Amazônia. É formada no Master Business Innovation pela UFSCAR, especialista em inovação social pela Amani Institute e é educadora menstrual pela Herself Educacional. É co-fundadora do primeiro grupo de equidade de gênero em tecnologia no Itaú Unibanco: TECH PWR e do Instituto Rebbú, que tem como missão reduzir das desigualdades sociais e de gênero através dos pilares de educação, empreendedorismo e sustentabilidade, onde já impactou mais de 750 pessoas em cinco estados do Brasil.

avatar for Kairu Aru ‘YpîaraKairu Aru ‘Ypîara

(Payayá Tupinambá da BA), pessoa trans não-binária, artivista, tupi mbo'esara, bissexual, autista, estudante de biologia e geografia y artesão.

avatar for Lana de HolandaLana de Holanda

Mulher trans/travesti, escritora e comunicadora feminista, defensora dos Direitos Humanos e ex-assessora de Marielle Franco.

avatar for Laura Elizia HaubertLaura Elizia Haubert

Laura Elizia Haubert é doutoranda em Filosofia pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Graduada e Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Autora do livro “Memórias de uma vida pequena” publicado pela Quintal Edições em 2019, e “Sempre o mesmo céu, sempre o mesmo azul” publicado pela Patuá Editora em 2017. Já teve contos publicados na Revista Ponto do SESI-SP, na Revista Gueto e na Revista Subversa. Além de participações em antologias como "As coisas que as mulheres escrevem" da editora Desdêmona publicado em 2019.

avatar for Lia Vainer SchucmanLia Vainer Schucman

Lia Vainer Schucman é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012) com estagio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Em 2014 publicou o livro Entre o Encardido o Branco e o Branquissimo: Branquitude Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo, fruto de sua tese. Realizou sua pesquisa de pós-doutoramento pela USP/FAPESP e como resultado irá lançar em 2018 seu novo livro: Familias Interraciais: Tensões entre cor e amor (EDUFBA).

avatar for Lígia BatistaLígia Batista

Lígia Batista é diretora executiva do Instituto Marielle Franco. Formada em Direito, pesquisa sobre representação política de mulheres negras e é mestranda em Políticas Públicas e Direitos Humanos. Atua há 10 anos em organizações voltadas à defesa dos direitos humanos e à promoção da justiça racial e de gênero no Brasil e na América Latina.

avatar for Lívia de SouzaLívia de Souza

Feminista, doutora em Ciência Política, mestre em Direito e pesquisadora no Grupo Violência, Gênero e Saúde, na Fiocruz Minas.

avatar for Lívia ReisLívia Reis

Especialista em Ciências Penais, co-fundadora do Coletivo Nós Seguras e do Projeto Transversais, feminista, abolicionista penal e produtora de conteúdo no perfil de instagram @liv.re_

avatar for Louise da CampoLouise da Campo

Jornalista, mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em Gênero e Mídia pela University of Sussex na Inglaterra, com bolsa Chevening.

avatar for Luana TolentinoLuana Tolentino

Luana Tolentino é mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atuou como professora de História em escolas públicas da periferia de Belo Horizonte e da região metropolitana. Atualmente é professora universitária. É autora do livro “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”, lançado em 2018 pela Mazza Edições.

avatar for Maimouna DialloMaimouna Diallo

Nascida na Guiné, África, vem realizando um intenso trabalho em favor das pessoas vivendo com o HIV/AIDS, como coordenadora da equipe comunitária do projeto do Médicos Sem Fronteiras, em Conakry. Já esteve à frente da Fundação Esperança Guiné (Fondation Espoir Guinée) e da Rede Guineana das Associações de Pessoas Vivendo com o HIV (Réseau Guinéen des Associations des Personnes Vivant avec le VIH) e atualmente é considerada uma das referências em termos de luta para a formulação de políticas públicas da área do controle do HIV em seu país.

avatar for Marcia TiburiMarcia Tiburi

Professora de filosofia independente, escritora e artista visual.

avatar for Mariama Correia/Agência PúblicaMariama Correia/Agência Pública

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como editora e repórter da Agência Pública de jornalismo investigativo, pesquisadora do Atlas da Notícia com foco no Nordeste. Também é cofundadora da Cajueira, uma curadoria de conteúdos do jornalismo independente no Nordeste e conselheira editorial do O Joio e O Trigo.

avatar for Mariana FrancoMariana Franco

Mariana Franco é formanda em Serviço Social pela UFSC, Colunista no Portal Catarinas, Pesquisadora em Direitos Humanos no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFSC), Pesquisadora em Saúde Pública UnB, e ativista dos direitos trans e travestis.

avatar for Mariana Prandini AssisMariana Prandini Assis

Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e conselheira editorial do Catarinas.

avatar for Marlene de FáveriMarlene de Fáveri

Marlene de Fáveri, natural de Santa Catarina, Historiadora, professora Aposentada do Departamento de História da UDESC. Membro do Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF), do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), do GTGênero (ANPUH Brasil) e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB). Autora de artigos, capítulos de livros e artigos de História, Gênero, Feminismo, Divórcio, Mercado do Sexo, Mídias. Foi processada em 2016 por ex aluna no teor da ‘escola da mordaça”, vencedora no processo. É feminista, poetisa, escritora e militante pelos Direitos Humanos e cidadania, com foco nos direitos das mulheres. Participa do Grupo de Poetas e Escritores Mario Quintana, fundado em Itajaí em 1988, com publicações em coletâneas e diversas premiações, como para o Off Flip 3023. É colunista no Portal Catarinas - jornalismo com perspectiva de Gênero. Em 2021, publicou dois (02) volumes de Crônicas da incontingência da clausura – cotidianos da pandemia (Letras Contemporâneas) uma série de 54 crônicas escritas no calor dos acontecimentos da pandemia, com foco no feminismo e nas fissuras de viver num tempo pandêmico. Em 2022, escreveu e organizou o livro O Ultrarrealismo na cena literária de Itajaí (Traços & Capturas), e o livro de poesias feministas: Se pulsa, arde e resiste (Infinitta Leitura).

avatar for Melina MartinsMelina Martins

Antropóloga e pesquisadora. Mestra em Antropologia.

avatar for Meri Gaspari PuriMeri Gaspari Puri

(Puri do RJ), ativista da mata atlântica carioca, psiconeurodivergente, pedagoga e professora da rede pública do RJ.

avatar for Meu Voto Será FeministaMeu Voto Será Feminista

O Meu Voto Será Feminista é um projeto autogestionado e suprapartidário, criado em 2018 no ecossistema da movimentação PartidA Feminista e que a partir de 2019 ganha vida própria. As co-criadoras e gestoras do projeto – Bia Paes, Carol Vergolino, Daiane Dultra e Juliana Romão – estão sediadas em Recife/PE e comandam de lá o movimento nacional, potencializando o Nordeste na luta por mais mulheres no poder.

avatar for Mudiá Coletiva LésbicaMudiá Coletiva Lésbica

Coletiva de visibilidade lésbica que se propõe a ser um espaço de convívio politico-feminista de encontro, reconhecimento e fortalecimento!

avatar for Mulheres Negras DecidemMulheres Negras Decidem

Organização que qualifica e promove a agenda liderada por mulheres negras na política institucional, fortalecendo a democracia brasileira.

avatar for Nicole BallesterosNicole Ballesteros

Nicole é feminista, latino-americana, mulher cis e migrante. Formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Serviço Social pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Doutoranda em Sociologia, estuda teorias feministas, luchas de mulheres e feminismos na América Latina e espacilidades.

avatar for Niege PavaniNiege Pavani

Doutoranda em Filosofia Política Contemporânea na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante da Frente Estadual pela Legalização do Aborto - SP.

avatar for Reginete BispoReginete Bispo

Deputada federal pelo Rio Grande do Sul, é socióloga e ativista dos Direitos Humanos nas pautas de enfrentamento ao machismo, ao racismo e do movimento de mulheres negras.

avatar for Sarah SantosSarah Santos

Sarah Santos é uma estudante de jornalismo apaixonada de 20 anos, sulmatogrossense, que articula políticas públicas para mulheres e pessoas com deficiência e dá palestras, escreve sobre gente, fotografa sutilezas da vida e fala pelos cotovelos.

avatar for Soraia MendesSoraia Mendes

Soraia Mendes é jurista, doutora em Direito, Estado e Constituição com pós-doutorado em Teorias Jurídicas Contemporâneas, mestra em Ciência Política, com atuação e obras reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

avatar for Tabata Pastore TesserTabata Pastore Tesser

Doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Frente Estadual de São Paulo pela Legalização do Aborto.

avatar for Taciana Akripe YanTaciana Akripe Yan

(Tapuia Paiaku do RN), ativista caatingueira, juremeira e mestranda em Filosofia da Educação UFCG.

avatar for Tatiana DiasTatiana Dias

Editora geral no Intercept, onde começou a trabalhar em 2018. Como repórter e editora, já passou pelas redações da IstoÉ, Estadão, revista Galileu, HuffPost e Nexo. Também trabalhou com comunicação estratégica para o terceiro setor e foi coordenadora da Escola de Jornalismo da Énois. Foi vencedora do 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na categoria digital e finalista do One Media Award em 2020 na categoria impacto ambiental. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

avatar for Vanessa SalumVanessa Salum

Graduada em Letras - Português e Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Licence 1 en Lettres et Arts (Théâtre et Cinéma) pela Université Paris-Cité (Paris Vll Denis-Diderot); especialização em escrita, gramática e arte hieroglífica pelo Instituto Kheops de Paris; Mestra em Ciências da linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL; atualmente é Doutoranda em Literatura na UFSC, com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris, sob supervisão de Georges Didi-Huberman.

avatar for Verônica LimaVerônica Lima

Jornalista, doutora em Comunicação pela UFF (Universidade Federal Fluminense), assessora de comunicação no Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria) e consultora da Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras. Tem como agenda de pesquisa o jornalismo independente, a partir da decolonialidade e do conceito de encruzilhada. É também escrevivente.