Eleonora Menicucci durante o Congresso Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero. Foto: Luis Alberto Fernández.

“Vitória é das mulheres”, comemora Eleonora Menicucci

Postado em 24/10/2017, 14:14

A ex-ministra de Políticas para Mulheres Eleonora Menicucci foi inocentada da acusação de danos morais contra o ator pornô Alexandre Frota nesta terça-feira (24). Em maio deste ano, Eleonora havia sido condenada em primeira instância a indenizar o ator em R$ 10 mil por ter classificado seu relato em um programa de TV como apologia ao estupro. Durante a entrevista, ele contou que teria imobilizado uma mãe de santo pelo pescoço até que desmaiasse e que, em seguida, teria violentado a religiosa.

Em favor de Eleonora, um grupo de mulheres se manifestou em frente ao Fórum João Mendes Junior, em São Paulo, onde ocorria o julgamento em segunda instância. “É uma luta pela democracia, uma vitória em favor da justiça social, dos direitos humanos e a favor de todas as mulheres. O meu mais profundo agradecimento a todas as mulheres brasileiras de todas as raças, de todas as cores, de todas as matrizes religiosas, de todas as idades”, disse a ex-ministra. O jornal Brasil de Fato registrou em vídeo ao vivo o momento em que o ator agrediu verbal e fisicamente algumas manifestantes e também a chegada da ministra ao Fórum.

O apoio das mulheres chegou também pela internet. Ativistas do grupo 8M de Santa Catarina se manifestaram em campanha nas redes sociais.

:: Leia também:: As mulheres estão na linha de frente da resistência contra o golpe ::

“Eu tenho a honra de ser uma mulher de 73 anos que já viveu dois golpes neste país e hoje enfrentou esta luta em nome de um compromisso com as mulheres brasileiras. Eu não preciso dedicar a elas, por que esta vitória já é delas. Foi com elas que aprendi a lutar”, declarou. “Eu me senti altamente gratificada, reconhecida e ainda mais comprometida com a luta pela democracia e pelo retorno do Estado de Direito no nosso país”, completou a ex-ministra.

Tags: ,