Sinergia lança 9º Concurso Literário de Conto e Poesia

Postado em 02/12/2016, 15:04

A palavra é a célula das narrativas, compõe tecidos do nosso tempo, costuram visões de mundo. E a literatura é um caminho para este intercâmbio de ideias. É com esse olhar atento para as palavras que o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) lança a nona edição do seu Concurso Literário de Conto e Poesia.

A proposta é promover a troca cultural e estimular a criação literária, com a intenção de fortalecer as relações entre o mundo sindical com a arte e a cultura. “O objetivo do concurso é incentivar o acesso à leitura e à escrita. Em nosso entendimento, a cultura é um espaço de resistência e quando acessamos aos bens culturais, criamos novas possibilidades”, é o que reforça Julia de Souza, da comissão organizadora do concurso.

nono-poesia-01-cartaz

Podem se inscrever catarinenses – residentes ou não no estado – e não-catarinenses que vivem em Santa Catarina, nas modalidades conto e poesia. Os/as participantes poderão apresentar até três textos inéditos – não publicados em livro – em cada gênero.

Para a escritora Leonor Scliar-Cabral, a iniciativa estimula outros setores da sociedade. “Esse tipo de iniciativa não dá votos e os governos e políticos não priorizam. O concurso demonstra que as pessoas têm vontade e disposição de escrever porque desejam se expressar”, diz.

Serão selecionados 45 trabalhos – 15 contos e 30 poesias – que farão parte de um livro editado pelo Sinergia. Cada selecionado receberá 15 exemplares. A obra será enviada para todas as bibliotecas públicas do Estado de Santa Catarina, entidades culturais do estado e do país e vendida a preço de custo.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas pelo site do www.sinergia.org.br.

Tags: , ,