Seminário acontece durante todo o dia 7 de março/Obra de Gabriela Goulart

Seminário sobre direitos da mulher leva música, exposição artística e palestras à Alesc

Postado em 21/02/2017, 8:05

Às vésperas de um histórico Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) oferece diversa programação no seminário “Os Direitos das Mulheres na Perspectiva dos Novos Tempos”. Com a presença de importantes referências na luta feminista, intelectuais e artistas, os debates procurarão provocar a consciência e o engajamento das mulheres na luta e na defesa de seus direitos.  As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da Escola do Legislativo.

A convidada para palestrar sobre o tema geral do evento é a filósofa e escritora Márcia Tiburi. Autora dos livros “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual”, “Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro” e “Uma fuga perfeita é sem volta”, entre outros, a palestrante falará sobre “O direito das mulheres nas perspectivas destes tempos” a partir das 10h.

A experiência editorial do Portal Catarinas – Jornalismo e Perspectiva de Gênero também está entre os destaques da programação. O projeto criado em março de 2016 pelas das jornalistas Paula Guimarães, Clarissa Peixoto e Ana Araujo vem se tornando referência dentro e fora do Estado na produção e disseminação de conteúdos alinhados à defesa dos direitos humanos e civis das mulheres, das populações negra e LGBT. O case da iniciativa será apresentado às/aos convidadas/os no período da tarde. Logo após, acontece a mesa “Os desafios para as mulheres em 2017:  PEC 287 (fim da previdência social) e as mulheres no mundo do trabalho”, com a presença de representantes de centrais sindicais, movimentos de mulheres e feministas autônomas.

Dando visibilidade às produções artísticas femininas da capital catarinense, o evento trará apresentações das cantoras e compositoras Tatiana Cobbett – acompanhada de seu parceiro Marcoliva – e Dandara Manoela. Obras inéditas das artistas plásticas Paula Schlindwein, Gabriela Goulart e Silvia Teske serão expostas na mostra “Conexões Viscerais”, que ocorre no saguão da Alesc. Além da exposição, haverá a palestra “Conexões Viscerais: A Mulher e o universo das artes”, de Paula Schlindwein.

O evento é uma promoção da Bancada Feminina da Alesc, composta pelas três deputadas que integram o Parlamento de 40 cadeiras. As representantes são elas: Dirce Heiderscheidt (PMDB), Ana Paula Lima e Luciane Carminatti, ambas do PT. Acompanhe mais informações sobre o evento na página do Facebook.

No dia 8 de março, Florianópolis segue movimento de uma greve geral das mulheres. Pelo menos 30 países devem aderir à paralisação.

Serviço:

Programação
8:00 – Credenciamento
8:30 – Apresentação da Exposição “Conexões Viscerais” – A Mulher e o Universo das Artes – Paula Schlindwein
9:15- Abertura Oficial e apresentação musical de Tatiana Cobbett e seu parceiro Marcoliva.
Na Mesa de abertura as Deputadas Estaduais Ana Paula Lima, Luciane Carminatti, Dirce Heiderscheidt, representantes de instituições e entidades.
10:00- Paletra “O direito das mulheres na perspectiva destes tempos”  com a doutora em Filosofia e escritora Márcia Tiburi
12:30- Almoço
13:40 – Apresentação musical de Dandara Manoela
14:00 – Lançamento da Programação do 13. Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11 – Transformações, Conexões, Deslocamentos. Será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de 30/07 a 04/08/2017.
14:15 – Apresentação do Case Portal Catarinas – Jornalismo e Perspectiva de Gênero- Jornalistas Paula Guimarães, Clarissa Peixoto e Ana Araújo.
16:00 – Mesa de Debate – Os desafios para as mulheres em 2017: PEC 287 (Fim da Previdência Social e Mulheres no Mundo do Trabalho) – Centrais Sindicais, Movimentos de Mulheres e Feministas.
17:00- Transmissão do cargo da Coordenação da Bancada Feminina /Alesc da deputada Ana Paula Lima para a deputada Luciane Carminatti.
17:15- Encerramento

Inscrições:
http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=848

 

Tags: , , , , , ,