Não sou obrigada a usar sutiã

Postado em 03/11/2016, 12:11

Por Natasha Puga. 

Hoje na escola a diretora me chamou pra “conversar”. Chegando na sala, ela me pergunta: você está sem sutiã? Eu tranquilamente respondo que sim. Então ela diz “você precisa voltar a usar! Até os meninos mais novos estão comentando, escola não é lugar pra isso”. Claro, escola não é um lugar pra eu me sentir confortável mesmo. Fiquei sentada escutando coisas do tipo “isso é questão de bom senso, você já é mais desenvolvida, é claro que os meninos vão olhar. Sua liberdade termina onde começa a do outro”. Deixei ela terminar de falar e dei uma resposta bem curta: “você não pode me obrigar a usar sutiã, eu vou continuar vindo assim mesmo”. “Então eu vou ter que tomar providencias”, ela concluiu. Chegando na sala de aula contei pra minhas “amigas” o porquê dela ter me chamado lá, e elas responderam “ela está certa, você não tem bom senso, só quer aparecer”.

Bom.. vamos lá. Primeiramente (fora Temer), o uso de sutiã é uma coisa cultural. Na década de 1930, os mamilos dos homens eram considerados tão provocantes e vergonhosos  como os das mulheres estão sendo agora. Eles protestaram da mesma maneira. Em 1930, quatro homens fizeram topless para Coney Island e foram presos. Em 1935, vários homens em topless desceram sobre Atlantic City, 42 dos quais foram presos. Homens lutaram e foram ouvidos, mudando não apenas as leis, mas a consciência social. E em 1936, peitos nus masculinos passaram e ser aceitos como normal. Mais de 80 anos se passaram e os mamilos e o corpo em geral das mulheres ainda é extremamente sexualizado. Proíbem até uma mãe de amamentar os filhos em público, mas quando é para gerar prazer em homem tudo está tudo ok (como revistas de mulheres peladas, entre outras).

Eu não estou aqui para chamar atenção de homens. Eu não sirvo para satisfazer macho. Se eu optei por não usar sutiã, te garanto que não é para “aparecer”. Talvez eu resista aos insultos para mostrar pras outras mulheres que nós não somos obrigadas a nada. Parem de objetificar o corpo das mulheres. Eu particularmente não me sinto confortável usando sutiã, me incomoda, ainda mais nesse calor. Eu escuto de muitas amigas que “a melhor coisa é chegar em casa e tirar o sutiã”, por que então não podemos nos sentir confortáveis o dia todo? Por que ficamos presas a essas correntes invisíveis? Eu só vou usar sutiã quando eu sentir vontade. Quanto ao bom senso, vocês deveriam ter o bom senso de cuidar do corpo de vocês. Eu não obrigo ninguém a ficar olhando meus mamilos, eu tenho total liberdade de não usar uma peça de roupa que não faz diferença nenhuma. Eu estou realmente muito curiosa pra saber quais “providencias” minha diretora vai tomar. Nenhuma mulher é obrigada a usar sutiã, não vai ser a escola, o amigo, ou qualquer outra pessoa que vai nos dizer o contrario. Libertem os mamilos! 

Natasha é estudante do Ensino Médio.

Tags: , ,