Foto TV Humana

Marilena Chauí fala sobre democracia em Florianópolis

Postado em 15/08/2016, 8:21

Conhecida pela sua posição crítica em relação ao pensamento conservador e reacionário da elite brasileira, a filósofa Marilena Chauí vai falar hoje, 15 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina, às 18h30, na palestra “O que é democracia?”.

Gratuito e aberto a todas as pessoas, o evento faz parte do curso “Como lidar com os efeitos psicossociais da violência”, do Centro de Estudos em Reparação Psíquica de Santa Catarina.

A palestra é uma realização do Instituto Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Nupra – Grupo Psicologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas, Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, Fundo Newton – British Council e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

A filósofa
Professora titular de filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Marilena Chauí, recentemente afirmou em um debate realizado em São Paulo que sociedade brasileira “está prontinha, acabadinha para o universo fascista”, se referindo ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, no processo de impeachment. Disse ainda que considera o impeachment um golpe de Estado e a “Ponte para o futuro” o projeto do novo governo do PMDB, do qual ela chamou de “pinguela para o passado”,  abrem um “campo no qual nenhuma possibilidade sequer de liberalismo ou de democracia estão garantidas”.

Entre suas obras publicadas, estão O que é ideologia, Da realidade sem mistérios ao mistério do mundo, Seminários – o nacional e o popular na cultura brasileira, Cultura e democracia – o discurso competente e outras falas, Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa, Introdução à história da filosofia volumes 1 e 2, A nervura do real e Política em Espinosa.

Serviço
Palestra “O que é democracia?”
Quando: 15 de agosto
Horário: 18h30
Local:  Auditório Garapuvu – Ufsc