Letícia Lanz lança livro sobre estudos transgêneros em evento com palestra gratuita

Postado em 27/07/2017, 15:13

Para lançar a segunda edição do livro O Corpo da Roupa, o primeiro manual introdutório sobre estudos transgêneros escrito originalmente em língua portuguesa, a psicanalista e especialista em Gênero e Sexualidade, Letícia Lanz estará em Florianópolis no dia 3 de agosto. Os conceitos de Gênero, Sexo e Orientação Sexual serão discutidos durante a palestra que abre o evento. O lançamento será no Plenarinho da Alesc, a partir das 19h, com entrada gratuita.

A partir de uma linguagem simples e ao mesmo tempo desafiadora, o livro apresenta temas fundamentais sobre os estudos transgêneros, como corpo, roupa, transgressão de gênero, identidades gênero-divergentes, família, escola, armário, transição, entre outros. O Corpo da Roupa propõe uma uma visão geral a partir de fundamentos teóricos, do campo de aplicação prática e dos grandes conflitos, debates e problematizações que envolvem esta área de estudos no mundo atual.

Casada há 40 anos, com três filhos e quatro netos, Letícia iniciou sua transição em 2000. Fundou o Movimento Transgente, que reúne uma parcela representativa da população transgênera do país, e foi a primeira pessoa transgênera a obter o grau de Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A especialista defende não ser homem e nem mulher e sim uma construção dela mesma. Para ela, é fundamental o debate sobre a norma social que violentamente afasta as pessoas do convívio familiar, contribui para o bullying nas escolas e a discriminação no mercado de trabalho, e que mata, todos os dias, em nome de uma ordem social vigente. “É essa norma social que institui o que é certo e o que é errado e abre espaço para as violentas infrações diárias. A discussão está justamente neste ponto. Quanto mais amplo o debate maior o entendimento de que todo mundo nasce gente, o resto é rótulo”, explica.

Referência em palestras, congressos e entrevistas sobre o tema, a especialista estará na capital catarinense participando do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que ocorre entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, na UFSC.

SERVIÇO
Palestra e lançamento do livro O Corpo da Roupa – 2a edição
Data: 3 de agosto (quinta-feira), 19h;
Local: Plenarinho da Alesc (Rua Dr. Jorge da Luz Fontes, 310 – Centro – Florianópolis);
Inscrição gratuita: nome completo para ocorpodaroupa@gmail.com