Inep cancela Enem no dia do exame em centros da UFSC

Postado em 05/11/2016, 12:23

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Centro de Ciências da Educação (CED) e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, na UFSC, foram canceladas neste sábado, primeiro dia da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a transferência do exame para os dias 3 e 4 de desembro em função das ocupações estudantis que ocorrem em ambos os centros. Além dos dois centros da UFSC, outras sete escolas na Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará e no Distrito Federal foram excluídas da lista oficial de locais do exame.

Durante a semana, o Inep havia anunciado também o cancelamento da prova no Colégio de Aplicação da UFSC e voltou atrás da decisão após ser informado de que a escola, que também funciona no câmpus, não havia sido ocupada. Nas outras escolas técnicas e secundaristas ocupadas no estado, o exame foi mantido. Em algumas, como no IFSC , houve desocupação voluntária pelos próprios estudantes durante o final de semana especialmente em função do Enem.

“Nosso centro já está ocupado desde o dia 31 de outubro. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) tiveram tempo suficiente para a reorganização dos locais de prova”, afirmou, em nota, a Comissão de Comunicação da Ocupação do CFH. Em nota, o movimento afirma que procurará organizar uma programação de aulas públicas para ajudar os estudantes na preparação para o exame. “Convidamos a todas e todos para visitarem nossa ocupação e integrarem as atividades que estamos planejando”, dizem estudantes.