Facebook censura imagem postada na página de Catarinas

Postado em 04/08/2016, 14:21

Não é a primeira vez que o moralismo que orienta o Facebook retira da rede social uma imagem postada por Catarinas. Dessa vez, a fotografia excluída pela política da empresa de Zuckerberg foi a que ilustrava o texto sobre o projeto “Eu escolho ser livre”, da fotógrafa Cristiane Martins.

Reiteramos nosso posicionamento diante da censura imposta sobre o corpo feminino, especialmente porque não se trata de conteúdo pornográfico e sim de um direito legítimo e inalienável: o direito à liberdade de expressão (e manifestação) como prevê a Constituição Federal de 1988.

O Facebook é também um espaço de tensão e disputa de ideias. Recentemente, a rede precisou rever sua política de conteúdo, em função de um movimento de mulheres que se insurgiu contra a censura de fotos de mães amamentando seus filhos.

Parte do corpo de uma mulher, o peito é também o canal para o aleitamento materno, e mesmo que exposto fora desse contexto, não tem caráter estritamente sexual. Repudiamos ainda porque acreditamos que o corpo feminino é lugar de luta, transgressão e resistência.

Não há como aceitar a delimitação de duas linhas tão contraditórias que colocam a mulher como profana ou sagrada.

O corpo da mulher é lindo!

A matéria completa você encontra aqui: “Eu escolho ser livre” fotografa mulheres em nu político