Exposição inaugura em 7 de março, às 19h30, no Sitio Arte e Educação, em Florianópolis/Arte de Angelita Cardoso

Exposição inédita “Conhece-te a Ti Mesma” convida à masturbação feminina

Postado em 19/02/2017, 14:43

Metade das brasileiras não têm orgasmo nas relações sexuais e quase 60% têm dificuldades para alcançá-lo, segundo pesquisa recente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Para refletir sobre o controle da sexualidade das mulheres e sua relação direta com a dificuldade de sentirem prazer, a artista plástica Angelita Cardoso apresenta a exposição “Conhece-te a Ti Mesma”, que inaugura em 7 de março, às 19h30, no Sitio Arte Educação, em Florianópolis. A exposição integra também o debate “Sexualidade feminina e tabus”, no dia 8, com participação de quatro debatedoras, entre especialistas em estudos na área e ativistas dos direitos sexuais  e reprodutivos.

Com um convite às mulheres a conhecerem o próprio corpo, a exposição aborda um tema que ainda é cercado de tabu: a masturbação feminina. Em seu trabalho, Angelita busca estabelecer um diálogo entre a masturbação e a sexualidade feminina a partir de um conjunto de imagens, construídas com linguagens e suportes variados. A artista tem o feminino e a sexualidade como temas centrais de sua obra há mais de 10 anos. “Esse projeto tem uma questão muito forte para mim que vai além do tema, no trabalho com o simbólico, o inconsciente e arquétipos femininos”, explica.

Entre as obras estão aquarelas, pinturas, desenhos e estampas de gravuras em metal que abordam o tema em contrapontos entre o erótico e o ingênuo. “A sexualidade da mulher é um mistério que foi construído por séculos de preconceitos, ignorância, medos, incompreensões. Ainda hoje, espera por uma revelação, pela luz que adentre o prazer feminino, descortine e revele sua força”, analisa a artista.

angelitaaa

Debate
O debate irá abordar temas tabus como a descoberta do próprio corpo (e do prazer) através da masturbação, em suas diversas dimensões política, social, psicanalítica e estética.  O objetivo é ampliar a experiência estética e provocar a reflexão crítica sobre a condição da mulher na sociedade atual.

Com mediação de Angelita, o debate contará com as debatedoras Ana Lice Brancher, historiadora e professora da UFSC; Lucena Dall’Alba, doutora em Educação pela UFRGS; Olinda Evangelista, artista, bordadeira e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC, e Paula Guimarães jornalista e integrante do Portal Catarinas.

Angelita
Formada em História pela PUC, a paulistana Angelita Cardoso é artista plástica, historiadora e pesquisadora de imagens. Em seu trabalho utiliza técnicas como gravura em metal, aquarela e pintura. Participou de diversas exposições coletivas em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Foi em 2006, na busca de conhecimento mais profundo sobre as técnicas artísticas, que começou a estudar desenho, sua paixão. Trabalha com pintura e gravura em metal. Saiba mais sobre a artista em www.angelitacardoso.com

Serviço
Abertura da exposição Conhece-te a ti mesma
Quando: 7 de março, das 19h30 às 21h30
Onde: Sítio Arte Educação (Lagoa da Conceição)
Quanto: gratuita

Debate Sexualidade Feminina e Tabus
Quando: 8 de março, das 19h30 às 21h30
Onde: Sítio Arte Educação (Lagoa da Conceição)
Quanto: gratuita

Atualizada em 21 de fevereiro às 19h30 .  

Tags: , , ,