Deputados pelo fim da violência contra a mulher

Postado em 06/12/2016, 16:59

6 de dezembro é o dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. Para marcar a data, a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Santa Catarina lança, nesta quarta, dia 7, a sua página oficial no Facebook. O espaço online é mais um desdobramento das campanhas do Laço Branco e He For She, movimentos que procuram mobilizar homens e meninos contra a cultura machista. O lançamento acontece na ALESC às 14 horas e será transmitido ao vivo pela TV e Rádio da Assembleia Legislativa.

Para o deputado Padre Pedro (PT), a data marca a necessidade de se criar a consciência para a projeção de uma nova sociedade com igualdade de gêneros. “Além da violência física, nossa sociedade machista tem naturalizado outros tipos de violência como a dupla jornada, a diferença salarial e o silenciamento”, lembra o deputado Cesar Valduga (PCdoB).

Criada há três anos em Santa Catarina, a frente parlamentar procura concentrar a atenção de homens que atuam em diferentes espaços além do parlamento em ações pelo fim da violência contra as mulheres. É inspirada em duas campanhas mais amplas: a campanha do Laço Branco e o movimento ElesPorElas.

A campanha do do Laço Branco marca o aniversário do Massacre de Montreal. Em 1989, 14 mulheres canadenses foram mortas por Marc Lepine, que considerou inapropriada a presença feminina na Escola Politécnica de Montreal. Foram os próprios homens canadenses que criaram a campanha para mostrar ao mundo que não compactuavam com Lepine.

No mesmo sentido, o movimento ElesPorElas (HeForShe) foi criado pela ONU Mulheres, convocando personalidades e organizações por todo o mundo a envolver os homens e os meninos na luta por uma mudança cultural em favor da equidade de gêneros.

Acesse aqui a fanpage da Frente Parlamentar