Colunistas

Ana Lucia FernandezAna Lucia Fernandez

É graduada em Administração e especialista em Psicologia Transpessoal. Fã incondicional do ser humano, (tanto que gerou quatro!) principalmente daqueles que trazem na alma um olhar carinhoso para os outros seres humanos e suas pluralidades infinitas. Terapeuta, professora e gestora de projetos culturais (mas só daqueles que têm coração).

Ana Maria VeigaAna Maria Veiga

Ana é historiadora, professora, roteirista, videomaker, jornalista, coordenadora de programação do Fazendo Gênero/Mundos de Mulheres, preta e feminista, entre outras possibilidades.

Antonilde RosaAntonilde Rosa

Antonilde é cantora, formanda em Bacharelado em Canto Lírico pela UFG. Ativista dos Feminismos negro,é integrante da Rede Sonora - música(s) e feminismo(s), do Atlânticas- Coletivo de Mulheres Negras da UFG e também do Coletivo Rosa Parks – que desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

Barbara BíscaroBarbara Bíscaro

Barbara Biscaro é atriz/cantora e pesquisadora nas áreas do teatro e da música. É Doutora em Teatro pela UDESC e coordena, conjuntamente com outras atrizes, o projeto Vértice Brasil, voltado para a discussão e visibilidade do trabalho de mulheres criadoras no teatro.

Carla AyresCarla Ayres

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Santa Catarina e integra o coletivo Acontece – Arte e Política LGBT, em Florianópolis. Em sua coluna no Portal Catarinas, Carla escreve sobre mulheres, participação política, comunidade LGBT e direito à cidade.

Cauane MaiaCauane Maia

Mestranda em Antropologia Social, bacharel em Administração, graduanda em Ciências Econômicas e integrante do Coletivo Negro 4P: Poder para o Povo Preto e das Cores de Aidê.

Cristiane MareCristiane Mare

Conselheira do Portal Catarinas, é mestra pela PUC/SP em História Social, atua como pesquisadora associada no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC e no grupo de estudos Cecafro da PUC/SP. É secretária de mulheres da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) e integrante do Coletivo de mulheres negras Pretas em Desterro.

Cristiane BrasileiroCristiane Brasileiro

Doutora em Literatura pela PUC- Rio, coordena projetos na área de formação continuada para professores da rede pública do RJ e na área de educação a distância. Mãe solteira de uma filha grande e de um filho pequeno. Diariamente cozinha, lava pratos, varre a casa e tenta mudar o mundo.

Daniela FelixDaniela Felix

Mulher, feminista, militante de Direitos Humanos. Mestre em Direito pela UFSC, na área da Criminologia Crítica. Ainda, nas horas vagas, atua no campo da Advocacia Popular. É articuladora da RENAP e compõe os Coletivos de Gênero Marietta Baderna, Catarina de Advocacia Popular e, mais recentemente, a Frente de Juristas Pela Democracia em SC.

Fêre RochaFêre Rocha

Jornalista, escreve no Blog da Fêre há oito anos, espaço criado para publicação de seus escritos e divulgação da música brasileira. Fêre tem algumas parcerias musicais com músicos de Floripa e Sampa e é colunista na revista digital Itinerário Imprevisto. Cotidiano Horizonte é seu primeiro livro publicado.

Lenina FormaggiLenina Formaggi

Lenina é economista, formada pela UFSC, com mestrado em políticas públicas pela UFPR. Atuou no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e na Secretaria do Trabalho e Emprego de Curitiba.

Manoela de BorbaManoela de Borba

Jornalista, mestranda em jornalismo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, e membro da Setorial de Mulheres do PSOL.

Maria Elisa MaximoMaria Elisa Maximo

Doutora em Antropologia Social de Santa Catarina, atua no campo de estudos da cibercultura e das tecnologias da comunicação e informação. Desde 2007 é professora no ensino superior, já tendo atuado em diferentes instituições. Coordena, juntamente com outras professoras e ativistas, a organização do Seminário Inventando Gêneros que há 3 anos vem se consolidando como um espaço de formação e debates em torno das questões de gênero e diversidade sexual na região de Joinville.

Monique PradaMonique Prada

Integrante da Central Única das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sexo (Cuts). Sua coluna em Catarinas trata de temas como direito das prostitutas, sexualidade e empoderamento.

Núbia AlvesNúbia Alves

Núbia Nascimento Alves é licenciada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Brasil), Mestre em Ciências Jurídico-criminais pela Universidade de Coimbra e Investigadora/Doutoranda em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Investigação Científica do tipo “BD” concedido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).