Colunistas

Ana Lucia FernandezAna Lucia Fernandez

É graduada em Administração e especialista em Psicologia Transpessoal. Fã incondicional do ser humano, (tanto que gerou quatro!) principalmente daqueles que trazem na alma um olhar carinhoso para os outros seres humanos e suas pluralidades infinitas. Terapeuta, professora e gestora de projetos culturais (mas só daqueles que têm coração).

Ana Maria VeigaAna Maria Veiga

Ana é historiadora, professora, roteirista, videomaker, jornalista, coordenadora de programação do Fazendo Gênero/Mundos de Mulheres, preta e feminista, entre outras possibilidades.

Antonilde RosaAntonilde Rosa

Antonilde é cantora, formanda em Bacharelado em Canto Lírico pela UFG. Ativista dos Feminismos negro,é integrante da Rede Sonora - música(s) e feminismo(s), do Atlânticas- Coletivo de Mulheres Negras da UFG e também do Coletivo Rosa Parks – que desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.

Barbara BíscaroBarbara Bíscaro

Barbara Biscaro é atriz/cantora e pesquisadora nas áreas do teatro e da música. É Doutora em Teatro pela UDESC e coordena, conjuntamente com outras atrizes, o projeto Vértice Brasil, voltado para a discussão e visibilidade do trabalho de mulheres criadoras no teatro.

Carla AyresCarla Ayres

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Santa Catarina e integra o coletivo Acontece – Arte e Política LGBT, em Florianópolis. Em sua coluna no Portal Catarinas, Carla escreve sobre mulheres, participação política, comunidade LGBT e direito à cidade.

Cauane MaiaCauane Maia

Mestranda em Antropologia Social, bacharel em Administração, graduanda em Ciências Econômicas e integrante do Coletivo Negro 4P: Poder para o Povo Preto e das Cores de Aidê.

Chris MayerChris Mayer

Chris Mayer é fotógrafa e jornalista, dedica-se à fotografia de palco, fotojornalismo, retratos, fusões com forte trabalho autoral. Busca a conexão em suas imagens e textos. Tinha um laboratório P&B na área de serviço. Lecionou fotografia nas faculdades de jornalismo, publicidade, artes visuais e arquitetura. Fotografou dissertações e editou um livro de fotopoemas.

Cristiane BrasileiroCristiane Brasileiro

Doutora em Literatura pela PUC- Rio, coordena projetos na área de formação continuada para professores da rede pública do RJ e na área de educação a distância. Mãe solteira de uma filha grande e de um filho pequeno. Diariamente cozinha, lava pratos, varre a casa e tenta mudar o mundo.

Cristiane MareCristiane Mare

Conselheira do Portal Catarinas, é mestra pela PUC/SP em História Social, atua como pesquisadora associada no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC e no grupo de estudos Cecafro da PUC/SP. É secretária de mulheres da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) e integrante do Coletivo de mulheres negras Pretas em Desterro.

Daniela FelixDaniela Felix

Mulher, feminista, militante de Direitos Humanos. Mestre em Direito pela UFSC, na área da Criminologia Crítica. Ainda, nas horas vagas, atua no campo da Advocacia Popular. É articuladora da RENAP e compõe os Coletivos de Gênero Marietta Baderna, Catarina de Advocacia Popular e, mais recentemente, a Frente de Juristas Pela Democracia em SC.

Fêre RochaFêre Rocha

Jornalista, escreve no Blog da Fêre há oito anos, espaço criado para publicação de seus escritos e divulgação da música brasileira. Fêre tem algumas parcerias musicais com músicos de Floripa e Sampa e é colunista na revista digital Itinerário Imprevisto. Cotidiano Horizonte é seu primeiro livro publicado.

Lenina FormaggiLenina Formaggi

Lenina é economista, formada pela UFSC, com mestrado em políticas públicas pela UFPR. Atuou no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e na Secretaria do Trabalho e Emprego de Curitiba.

Manoela de BorbaManoela de Borba

Jornalista, mestranda em jornalismo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, e membro da Setorial de Mulheres do PSOL.

Maria Elisa MaximoMaria Elisa Maximo

Doutora em Antropologia Social de Santa Catarina, atua no campo de estudos da cibercultura e das tecnologias da comunicação e informação. Desde 2007 é professora no ensino superior, já tendo atuado em diferentes instituições. Coordena, juntamente com outras professoras e ativistas, a organização do Seminário Inventando Gêneros que há 3 anos vem se consolidando como um espaço de formação e debates em torno das questões de gênero e diversidade sexual na região de Joinville.

Monique PradaMonique Prada

Integrante da Central Única das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sexo (Cuts). Sua coluna em Catarinas trata de temas como direito das prostitutas, sexualidade e empoderamento.

Núbia AlvesNúbia Alves

Licenciada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Brasil), Mestre em Ciências Jurídico-criminais pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Investigadora/Doutoranda em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Advogada. Colunista da Escola Superior de Direito Público. Freelance Blogger.

Silvana LealSilvana Leal

Silvana Leal é artista multimeios, desde o início de sua carreira trabalha com a fotografia, a literatura e principalmente a performance como suporte básico de seu trabalho. Publicou os livros “Erotismo Proibido nos Lábios” em palavras e imagens (2001), Todo corpo (2007) pela Travessa dos Editores, Palavra Açúcar (2012) pela Papaterra editora, e o Catálogo O que há de vir? (2012). É diretora do espaço Ateliê Casa das Ideias, em Florianópolis, na qual coordena projetos culturais, desenvolve trabalhos de criação e curadoria para artistas.