Ana Paula Beling, Bárbara Damásio, Bruna Nogueira, Carol Voigt e Gika Voigt se apresentam na próxima quarta (31)/Foto: divulgação

Cinco intérpretes cantam pelo respeito e solidariedade no espetáculo “Ubuntu Sawabona”

Postado em 24/05/2017, 11:45

“Eu sou porque somos”. A essência da filosofia africana “Ubuntu”, que aspira a uma sociedade sustentada por valores como respeito e solidariedade, é incorporada à saudação “Sawabona Shikoba”, nome do último álbum da Sonora Parceria, de Tatiana Cobbett e Marcoliva, neste espetáculo em que suas músicas serão interpretadas por convidadas. Ana Paula Beling, Bárbara Damásio, Bruna Nogueira, Carol Voigt e Gika Voigt vão interpretar canções da dupla que já fazem parte de seus shows e álbuns. No palco estarão parceiros desses 17 anos de trajetória: Rafael Calegari, no contrabaixo, Pedro Loch, no violão, Luis Gama, na percussão, e Larissa Galvão, na flauta. “Ubuntu Sawabona” acontece na próxima quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.

“Ubuntu” se interliga ao cumprimento do sul da África “Sawabona” (eu te respeito, eu te valorizo, você é importante pra mim) “Shikoba” (então, eu existo), para reafirmar a substância artística da dupla. “Compartilhamento, generosidade e desprendimento são valores relacionados à essência de ubuntu, essa filosofia que exprime a consciência do indivíduo em relação à comunidade. É nessa atmosfera que queremos confraternizar, agradecer e compartilhar com nosso estimado público a música que fazemos”, afirma Tatiana.

Freedas é inspirado na artista Frida Kahlo/Foto: divulgação

Vozes femininas
Vozes femininas do país todo cantam músicas da Sonora Parceria, como Badi Assad, khrystal Saraiva, Rosa de Pedra e Lilian. “Ubuntu Sawabona” vem demonstrar uma parte das potências que amplificam o trabalho do duo. “Essas artistas maravilhosamente são nosso expoente máximo e nos consagram com suas interpretações, levando nossas canções para o além, firmando e reafirmando. Vamos assistir junto com a plateia e vibrar junto com essa turma mais do que especial para nós”, explica a compositora e cantora.

Carol Voigt leva canções do Sonora Parceria ao espetáculo feminista “Freedas”, que apresenta ao lado da irmã Gika Voigt. Ela conheceu o duo no palco do Sonora Ciclo Internacional de Compositoras, em Florianópolis, no ano passado. “Fiquei fascinada com o trabalho deles. Logo fui convidada por Tatiana para o espetáculo ‘Elas Por Elas’. Passei a admirá-los cada vez mais por essa energia que abraça, acolhe e promove o encontro. Ubuntu é a gente se encontrar agora nesse mundo todo revirado, se abraçar e caminhar junto. É promover a coletividade e entender o lugar do outro”, diz a compositora e intérprete.

Avessa e o olhar para a violência contra a mulher/Foto: divulgação

Ana Paula Beling, atriz e idealizadora da peça Avessa, cuja temática acende a discussão sobre as diversas formas de violência contra a mulher, canta músicas de Tatiana no palco, algumas delas foram gravadas no CD temático do espetáculo. As obras foram desenvolvidas especialmente para Avessa. “A música ‘Womans Blues’, que também integrou o espetáculo ‘Elas por Elas’, virou uma música de todas nós cantoras que nos identificamos muito com a letra e melodia. É muito especial ver a força das mulheres num trabalho colaborativo, cada uma com arte, especificidade e trajetória. Uma honra estar no meio delas”, afirma Ana Paula.

Nova fase
O show sinaliza uma nova fase na parceria de Tatiana e Marcoliva, que passam a conviver artisticamente à distância, e fazer apresentações pontuais em Portugal, país onde a artista fará residência. “Estamos alçando voos mais largos e buscando novos caminhos também. A questão aqui não é aonde iremos ou até onde chegaremos e sim com o que contamos e já trilhamos neste infinito tempo dedicado”, diz Tatiana.

Foto: JC  Markun

Serviço
Ubuntu Sawabona
Quanto: 31 (quarta-feira)
Horário: 20h
Onde: TAC
Valor: R$ 30 inteira e R$ 15 meia