Videoclipe mescla imagens da banda executando ao vivo com cenas do “8M Florianópolis – MiniDoc”/Foto: divulgação

Banda Letícia e Trio Macela Nova lança vídeo-manifesto “Primeiramente” com imagens do 8M

Postado em 10/04/2017, 19:32

O momento pós-golpe vivido pelo Brasil deu origem a uma resposta manifesto que ainda pulsa nas redes sociais e espaços de debate público: “primeiramente, fora Temer”. Lançado na última semana na internet, o videoclipe “Primeiramente” da Banda Letícia e Trio Macela Nova faz alusão a esse protesto. O audiovisual mescla imagens da banda ao vivo no estúdio de gravação com cenas do “8M Florianópolis – MiniDoc”, que tem produção da Samaúma Filmes e realização do Portal Catarinas. As imagens do minidocumentário trazem mulheres que saíram às ruas da capital no dia 8 de março deste ano para a greve internacional das mulheres, o chamado 8M. A partir de debates, oficinas, atividades artísticas e de enfrentamento, elas reuniram-se a fim de discutir a igualdade de direitos, o feminicídio, o machismo e a reforma da Previdência.

“Primeiramente é um pequeno sussurro. Um sussurro irônico que traz algumas das indigestas novidades que o atual desgoverno cria e agrava. Primeiramente sou eu ou você ouvido as mudanças que ocorrem da noite pro dia, os direitos perdidos, os programas extintos, a marginalização dos movimentos sociais, a privatização da educação, a falta de responsabilidade com seus povos originários, a misoginia, o racismo, a homofobia e a transfobia.” E finaliza “Primeiramente estamos engolindo o que não desce. Primeiramente não dá mais. A revolução vai ser feminista: Corre para esquina peito fora!”, afirma a vocalista e compositora Letícia Coelho.

Conheça o vídeo-manifesto

Letra de “Primeiramente”
Essa cidade que não para de chover

Bombas de gás que brotam na fonte central
Nas avenidas máquinas vazias roncam
E se desmontam logo depois do vendaval

Não, deixe de manha, deixe de manha
Trabalhe, trabalhe
Deus recompensa o pão
Com suor e punição

Nas filas postes firmes transbordam o tempo
Nas macas frias saltam dores viscerais
No fim SUS pêndulo cortado do papel
Não adianta mais denúncia no jornal

Corra, não pare, não pense de mais
Estude em escolas boçais
Ou vai em cana

Se o teu corpo incomoda muita gente
A culpa é sua se o aborto é ilegal
Corre na drugstore da esquina e adquira
Um bom marido e um anticoncepcional

Diz que deu diz que dá
Não vá negar, se for nega
Ninguém vai te salvar nega

Corre, Rasga a Esquina Peito Fora
Primeiramente

Sobre a banda
A multi-instrumentista mineira Letícia Coelho reúne-se com o Trio Macela Nova – Tom Cykman, Mateus Romero e Carol Miranda – para por suas músicas no mundo. O Trio possui a formação de guitarra, baixo, bateria-percussão casados com a voz, percussão, rabeca e samples tocados por Letícia No repertório composições variadas que trazem o universo musical vivido, pesquisado e arranjado por Letícia, passeando por influências dos Mestres e Mestras da cultura popular de quem foi aluna, da música popular brasileira, como Milton Nascimento e Mutantes, e da chamada world music. Nas composições, Letícia traz a estreiteza entre universos culturais musicais com temáticas biográficas (ou não) de uma compositora feminista. Letícia e Trio Macela Nova é uma mistura de Brasil profundo com purpurina carnavalesca.